Fundamental-IIasdd.jpgENSINO FUNDAMENTAL – PROPOSTA PEDAGÓGICA

Objetiva a construção do conhecimento sistemático, desenvolvimento das potencialidades e da concepção de cidadania. Nessa etapa, também se faz o aprofundamento dos conceitos construídos ao longo das séries e a fundamentação de ideias críticas que permitem a (re) leitura do mundo e de suas relações.

O CESA prioriza, entre tantos outros aspectos, os projetos multidisciplinares, metodologias que tornem as aulas prazerosas, orientação do espírito reflexivo e de religiosidade, o fortalecimento das atividades de arte e dança e das práticas esportivas.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Favorecer a formação continuada dos professores, alinhando as propostas curriculares e pedagógicas e metodológicas para proporcionar a competência profissional, é uma ação continua da nossa prática.

Nessa perspectiva, além de cursos de capacitação e formação continuada, nossos docentes são incentivados e desafiados a inovar e aprimorar sua prática, através de cursos de pós-graduação, oferecidos gratuitamente pela equipe gestora.

INCENTIVO BIMESTRAL

Estimular o estudo diário para o êxito da aprendizagem é um desafio constante. Nosso aluno é desafiado a se superar continuamente. Por isso, adotamos um programa de incentivo bimestral, no qual o aluno recebe medalhas quando obtém rendimento acima de 8,0 (prata) e ouro pra rendimento acima de 9,0. Os alunos que não atingem notas acima de 8,0, mas que evoluem no decorrer do bimestre, também são reconhecidos com medalhas de incentivo. Afinal, o maior objetivo dessa prática é estimular a evolução do educando.

Valor de: 10 - 2 =
QUERO FAZER MINHA PRÉ-MATRÍCULA

A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE AUTONOMIA

Além da consolidação do conhecimento anterior, o Ensino Fundamental se propõe a incentivar o educando na busca do novo saber e a superar os novos desafios da aprendizagem.

Para isso, consideramos a LEITURA como recurso indispensável na aprendizagem e autonomia do educando. Sendo assim, adotamos como projetos de leitura:

LETRAMENTO

As aulas de letramento ocorrem no turno inverso, com número limitado de alunos por sala/horário. São aulas sistematizadas, que integram as várias facetas da linguagem, permitindo a interação e articulação da leitura, interpretação e produção textual.

PROJETO DE LEITURA – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Orientados pela professora de língua portuguesa, os alunos do 8º e 9º ano leem, adaptam e apresentam obras literárias para os alunos dos anos iniciais e do 6º e 7º ano.

FLIC – FESTIVAL DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO CESA

O Festival de Leitura e Interpretação do CESA – FLIC é a soma dos projetos de leitura desenvolvidos ao longo do ano.
Em forma de espetáculo, o FLIC oportuniza o desenvolvimento da linguagem nas mais diversas formas: literatura, música, dança e teatro.

EDUCAR PARA A VIDA COM VALORES E PRINCIPIOS
O VALOR DA FÉ

As aulas de Ensino Religioso, proporcionam aos educandos uma reflexão sobre os valores humanos e cristão e o papel de cada um para a construção de um mundo mais solidário.

As aulas de preparação da Primeira Eucaristia são direcionadas aos alunos que adotam o catolicismo e pretendem através da escola, vivenciar essa preparação espiritual. Elas acontecem semanalmente dentro do horário de aula – 11h 30 às 12h 10

Os valores cristãos e humanos são abordados ainda, continuamente nos projetos sociais, nas diversas aulas e palestras e no ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO que em harmonia com o tema da Campanha da Fraternidade, promove uma reflexão e atitudes práticas sobre os ensinamentos de Cristo.