Fundamental-Isd.jpgENSINO FUNDAMENTAL I – PROPOSTA PEDAGÓGICA

No Ensino Fundamental I, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social, utilizando para isso, a consolidação da escrita, da leitura e do cálculo, aprendizagens fundamentais para o desenvolvimento da expressão e do raciocínio lógico.

Nesse momento a Escola torna-se espaço de educação formativa e informativa. Tempo em que os conceitos são sistematizados e avaliados para a constituição de valores individuais e coletivos. As relações passam a fazer parte da prática escolar. Conceitos de ética, cidadania e responsabilidade pessoal e socioambiental estão presentes no dia-a-dia, visando uma educação abrangente e renovada.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

O CESA valoriza e promove a formação continuada e a atualização de professores, através de palestras, cursos internos, investimento em eventos externos e encontros para reflexão e trocas de experiências. Trata-se de uma política de desenvolvimento que visa manter a equipe atualizada e em permanente reflexão sobre a prática educativa. Para nós que fazemos o CESA, é vital estabelecer vínculos entre os resultados das avaliações de aprendizagem e a formação dos professores, tanto a inicial como a educação continuada, a fim de que o processo de aprendizagem em sala de aula possa ser efetivamente discutido, repensado e renovado. 

INCENTIVO BIMESTRAL

Estimular o estudo diário para o êxito da aprendizagem é um desafio constante. Nosso aluno é desafiado a se superar continuamente. Por isso, adotamos um programa de incentivo bimestral, no qual o aluno recebe medalhas quando obtém rendimento acima de 8,0 (prata) e ouro pra rendimento acima de 9,0. Os alunos que não atingem notas acima de 8,0, mas que evoluem no decorrer do bimestre, também são reconhecidos com medalhas de incentivo. Afinal, o maior objetivo dessa prática é estimular a evolução do educando.

A LEITURA COMO INSTRUMENTO DE AUTONOMIA

Além da consolidação do conhecimento anterior, o Ensino Fundamental se propõe a incentivar o educando na busca do novo saber e a superar os novos desafios da aprendizagem.

Para isso, consideramos a LEITURA como recurso indispensável na aprendizagem e autonomia do educando. Sendo assim, adotamos como projetos de leitura:

Valor de: 4 - 3 =
QUERO FAZER MINHA PRÉ-MATRÍCULA

  • LETRAMENTO

As aulas de letramento ocorrem no turno inverso, com número limitado de alunos por sala/horário. São aulas sistematizadas, que integram as várias facetas da linguagem, permitindo a interação e articulação da leitura, interpretação e produção textual.

  • PROJETO DE LEITURA – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Orientados pela professora de língua portuguesa, os alunos do 8º e 9º ano leem, adaptam e apresentam obras literárias para os alunos dos anos iniciais e do 6º e 7º ano.

  • FLIC – FESTIVAL DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO CESA

O Festival de Leitura e Interpretação do CESA – FLIC é a soma dos projetos de leitura desenvolvidos ao longo do ano.
Em forma de espetáculo, o FLIC oportuniza o desenvolvimento da linguagem nas mais diversas formas: literatura, música, dança e teatro.

EDUCAR PARA A VIDA COM VALORES E PRINCIPIOS
O VALOR DA FÉ

As aulas de Ensino Religioso, proporcionam aos educandos uma reflexão sobre os valores humanos e cristão e o papel de cada um para a construção de um mundo mais solidário.

As aulas de preparação da Primeira Eucaristia são direcionadas aos alunos que adotam o catolicismo e pretendem através da escola, vivenciar essa preparação espiritual. Elas acontecem semanalmente dentro do horário de aula – 11h 30 às 12h 10
Os valores cristãos e humanos são abordados ainda, continuamente nos projetos sociais, nas diversas aulas e palestras e no ESPETÁCULO DA PAIXÃO DE CRISTO que em harmonia com o tema da Campanha da Fraternidade, promove uma reflexão e atitudes práticas sobre os ensinamentos de Cristo.